Mobilização e articulação | 27 Mar 2020

Na linha de frente contra o novo coronavírus

Entidades e movimentos sociais recolhem doações e se organizam para amparar comunidades mais vulneráveis à covid-19. Grupos de psicólogos oferecem consultas online
O movimento social, o movimento negro e o movimento de periferias tomaram para si a responsabilidade visibilizar as necessidades que as periferias enfrentam durante a pandemia do novo coronavírus, o Sars-cov-2.  Na ausência do Estado, que não desenhou estratégias específicas para essas populações, grupos e organizações sociais produzem  informação de qualidade quebrando ou competindo com a hegemonia dos meios de comunicação tradicionais.

>>Moradores de favela criam gabinete de crise para combater Covid-19

Propondo intervenções concretas e urgentes, esses grupos e movimentos  pressionam os governos federal, estadual e municipal a adotar medidas que possam atender às demandas,proteger e ofecer  bem estar a essas populações. A Nota Técnica da Coalizão Negra Por Direitos, a articulação #CoronaNasPeriferias e o Gabinete de Crise do Complexo do Alemão são exemplo de como o pensamento coletivo tem agido no enfrentamento da COVID-19.

>>Coronavírus - cuidado com a epidemia de falta de humanidade

Esses movimentos têm caminhado para diminuir os impactos da COVID-19 nas áreas mais vulneráveis, executando ações que salvaguardam condições mínimas de sobrevivência para o povo brasileiro. Não falo somente daquele que está em isolamento social. Falo daquela parcela do povo  que garante esse isolamento: entregadores, padeiros, domésticas, profissionais da saúde, segurança, operadores de trens, motoristas de ônibus, etc.

Enquanto o governo finge entender a gravidade do assunto, pretos, pobres, mulheres e favelados estão na linha de frente do enfrentamento.
Deixo aqui algumas alternativas pra você que já entendeu que um estado forte se faz com uma sociedade comprometida. A lista abaixo reúne eendereços para que você possa doar, apoiar e onde você também pode obter informações de qualidade:

DOAÇÕES
  • Nação do Maracatu Encanto do Pina e Movimento Baque Mulher, sediados na comunidade do Bode, no bairro do Pina em Recife, mobiliza vaquinha para prestar suporte as famílias da comunidade. (enviar comprovante para vaquinha.encantodopina@gmail.com)
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Jamile Andreia Passos
Agência 1897
Operação 013
Conta Poupança 00073660-3
CPF 060.898.259-80

NUBANK
Jamile Andreia Passos
Agência 0001
Conta 7930043-4
CPF 060.898.259-80

INFORMAÇÕES TERAPIA
  • ESUDA - o Serviço Escola do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas oferece, em caráter emergencial e gratuito, para o atendimento on-line, disponibilizam os seguintes telefones: 11 9.9976-6272\ 11 9.8852-4046\ 11 9.9800-5909\ 11 9.9998-9988
  • Creare - basta acessar o site do Grupo Creare e selecionar a seção “Atendimento Psicológico Voluntário Online” ou “Acolhimento voluntário”.


Foto de topo: divulgação/ coletivo Papo Reto

COMENTAR

Marque os usuários da plataforma utilizando o

Você precisa estar logado(a) para enviar sua mensagem.