QUEM SOMOS


Somos uma plataforma de debates e notícias sobre direitos humanos. 

Aqui, você encontra reportagens, entrevistas, análises e opiniões. O conteúdo é produzido com pluralidade de vozes, respeito pelos fatos e a partir da perspectiva da sociedade civil organizada brasileira. Pessoas e coletivos que trabalham, cotidianamente, para construir um país mais justo. 

Na Brasil de Direitos, acreditamos que uma sociedade civil organizada forte é essencial para a consolidação de uma democracia saudável. Uma democracia em que seja possível para todas as pessoas viver dignamente e conquistar direitos.

Por isso, na plataforma, você vai conhecer as histórias de grupos e organizações que atuam, em todo o país, para conquistar direitos fundamentais e combater retrocessos. Vai entender como essas muitas organizações avaliam os acontecimentos do Brasil contemporâneo: quais problemas precisamos enfrentar, e quais os possíveis caminhos para superá-los.

O que queremos
- Contar histórias que inspiram e apontam soluções e caminhos construídos coletivamente para problemas do nosso país;

- Educar sobre a importância de defender os direitos humanos;

- Oferecer contexto e explicação para os fatos relacionados às pautas dos direitos humanos que se destacam no noticiário do dia a dia, a partir da experiência da sociedade civil organizada; 

- Ampliar o alcance das vozes atuantes na sociedade civil organizada brasileira.


Como funciona
A linha editorial da plataforma é construída de maneira colaborativa. 

Mensalmente, representantes de organizações da sociedade civil se encontram em reuniões de pauta online para debater os próximos passos da nossa cobertura. Nessas discussões, surgem ideias, como a realização de um especial discutindo os rumos da democracia brasileira; ou a produção de vídeos que explicam o significado de termos em voga no debate público. 

Esses grupos publicam suas produções no site, e participam de reportagens analisando e explicando fatos. 

Mais de 100 diferentes organizações já passaram pelas nossas reuniões de pauta, contribuíram com histórias e com olhares originais sobre a realidade brasileira. Queremos ampliar essa rede continuamente. Conheça algumas delas aqui. 

A Brasil de Direitos também conta com uma equipe editorial, que escreve reportagens. E republica conteúdos produzidos por organizações de comunicadores e jornalistas independentes que fazem parte da rede de apoios e contatos do Fundo Brasil de Direitos Humanos (leia mais abaixo). 


Quem são as “fontes” da Brasil de Direitositos?
“Fonte” é a pessoa, instituição ou documento ao qual recorremos para buscar informações. Na Brasil de Direitos, ouvimos:

- Prioritariamente, organizações do terceiro setor que atuam para conquistar direitos;

- Organizações de base, que trabalham e vivem nos territórios afetados por violações de direitos;

- Pesquisadoras/es cujo trabalho nos ajuda a oferecer contexto às notícias.

Quem financia a Brasil de Direitos

Desde o seu lançamento em 2019, a Brasil de Direitos é mantida pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, uma fundação independente (ou seja, sem vínculos com governos ou empresas) que, há mais de 15 anos, apoia projetos de defesa de direitos em todo o Brasil. 

A Brasil de Direitos não faz comunicação institucional. Para saber mais sobre o Fundo Brasil, visite o site da Fundação.

A Brasil de Direitos também recebe apoio de leitoras e leitores. Gosta do nosso trabalho e quer contribuir? Doe para a plataforma.