
Observatório de Comunidades e Periferias de Santa Catarina (OcupaSC)
- Santa CatarinaO OcupaSC nasceu em dezembro de 2021, a partir da ameaça de um despejo em São José, cidade vizinha da capital do Estado, Florianópolis. Ali foi percebida a necessidade coletiva de divulgar as lutas das Ocupações Urbanas e por direito a terra e território em Santa Catarina na forma de um veículo que pudesse abranger mais do que uma única organização ou um único território.
A partir disso, o OcupaSC foi o canal que divulgou e organizou atividades, audiências e marchas no Estado em torno da Campanha Despejo Zero, articulando moradores de mais de 10 territórios e de diferentes regiões de SC. Percebemos também a necessidade de contrapor a mídia hegemônica e realizar a batalha das ideias com dados, informações verdadeiras e teorias que expliquem a realidade vivida das famílias trabalhadoras e ocupantes, e apresentem soluções dignas para a questão habitacional para quem mais precisa.
Nossa missão é dar voz e apoio aos sujeitos que vivem nas periferias, ocupações, vilas, morros e comunidades empobrecidas e nos territórios quilombolas e indígenas e lutam por direitos, como a moradia, reforma urbana, alimentação adequada, justiça social e ambiental.
Atuamos com comunicação e observatório em conjunto com moradores de Ocupações Urbanas, Assentamentos Rurais, Comunidades Periféricas, Atingidos por Barragens e População em Situação de Rua, e também desenvolvemos assessoria técnica popular em processos com a União, Estado e Municípios junto de outros movimentos sociais.
Mais recentes
Ver mais
Perseguição a carro e intimidação armada engrossam cerco contra comunidades tradicionais na Bahia, diz associação

Pioneira, há 40 anos ela acolhe mulheres trans pela estética

Pessoas presas podem publicar livros? Essa associação de egressos quer garantir que sim
