Brasil de Direitos
Tamanho de fonte
A A A A

Ativistas negras vão à COP 28 em Dubai propor soluções para a crise climática

Fórum Suape

2 min

Imagem ilustrativa

Navegue por tópicos

Um grupo de ativistas negras brasileiras, que compõem a Rede Vozes Negras pelo Clima, irá à COP, que, em sua 28.ª edição, acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. Com o apoio da Anistia Internacional Brasil, o grupo é formado por lideranças femininas de favelas, de quilombos, de OSCs e de comunidades pesqueiras, ribeirinhas e afro-religiosas, e busca ser uma plataforma para ampliar as vozes de mulheres negras diretamente atingidas pela crise climática e pelo racismo ambiental. O Fórum Suape faz parte da rede por meio da sua Coordenadora Geral Simone Lourenço.

Elas têm muito a dizer, propor e agir. Suas vivências, histórias e propostas precisam estar presentes nas respostas à crise climática e ao racismo ambiental.

A Rede Vozes Negras pelo Clima teve início em de março de 2023, mês que marca as lutas das mulheres no mundo inteiro por justiça e igualdade. Os ciclos de encontros de compartilhamento de conhecimentos e informações entre todas as suas participantes incentivou-lhes a levar o debate ao maior evento de discussão climática do mundo, a Conferência das Partes (COP) da Organização das Nações Unidas, além de outros espaços de debates e decisões.

Uma delegação formada por nove mulheres negras, de oito estados do Brasil, está se preparando para ir à Dubai, pautar o racismo e o sexismo ainda tão presentes e propor soluções já empregadas em seus territórios para o enfrentamento à crise climática. Nas palavras das mulheres que compõem a rede, a crise climática tem cor, gênero e endereço e são as mulheres que carregam a crise climática nas costas.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou em outubro o resultado da seleção de painéis que deverão integrar a programação do Pavilhão Brasil na COP 28. A rede Vozes Negras pelo Clima e a Anistia Internacional Brasil ficarão responsáveis pelo Painel “Nada sobre nós sem nós: perspectivas de Mulheres Negras sobre raça, gênero e território na elaboração das políticas de ação climática com justiça racial e socioambiental”, que acontecerá no dia 03 de dezembro.

Publicado, originalmente, no site do Fórum Suape

Você vai gostar também:

Imagem ilustrativa
Combate ao racismo

Maria Edhuarda Gonzaga *

3 abolicionistas negros que você precisa conhecer

Para entender

10 min

Imagem ilustrativa
Mulheres

Rafael Ciscati

Mulheres são principais vítimas de violência, mas país pensa pouco em prevenção

Entrevista

11 min

Imagem ilustrativa
Combate ao racismo

Maria Edhuarda Gonzaga *

Peça de Abdias Nascimento chega ao Brasil 30 anos depois de publicada nos EUA

Notícias

8 min