Brasil de Direitos
Tamanho de fonte
A A A A

Banzeiro: trabalho análogo ao escravo nas fazendas da Amazônia

Movimento Xingu Vivo

2 min

Imagem ilustrativa

Navegue por tópicos

Em 2020, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel libertou mais de mil pessoas que trabalhavam em condições análogas à escravidão em todo o Brasil (minuto 4:35). Geralmente, os fiscais do trabalho entram em ação quando recebem uma denúncia. Quando percebem que a situação é de trabalho escravo, libertam as pessoas e multam os patrões.

Carolina Motoki, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) explica que, de acordo com o código penal brasileiro, o trabalho análogo ao escravo é caracterizado por quatro elementos:
-Servidão por dívidas
-Trabalho forçado
-Trabalho degradante
-Jornada exaustiva.

Nos estados da Amazônia, diz Carolina, é muito comum que a servidão por dívidas seja conhecida como “aviamento ou sistema de barracão”. (min 5:13).

>>Glossário: o que é trabalho análogo ao escravo

A recorrência da escravidão contemporânea na Amazônia brasileira é o tema dessa edição do Banzeiro, o podcast do movimento Xingu Vivo para Sempre. O programa comenta, semanalmente, notícias e histórias relevantes para a população do Médio Xingu. Você pode escutar os episódios anteriores no site do Xingu Vivo ou pelo canal do movimento no Youtube.

A partir do minuto 7, Carolina explica que, durante a pandemia de covid-19, os trabalhadores se tornaram mais vulneráveis à situação de trabalho análoga à escravidão. Sem emprego e, muitas vezes, com alimento escasso, as pessoas se tornam presas fáceis de aliciadores — os populares “gatos”.  No Pará, o crime é mais comum nas grandes fazendas, onde trabalhadores escravizados são empregados na abertura de pastos, no desmatamento ilegal ou no roubo de madeira.

Você vai gostar também:

Imagem ilustrativa
Combate ao racismo

Maria Edhuarda Gonzaga *

3 abolicionistas negros que você precisa conhecer

Para entender

10 min

Imagem ilustrativa
Mulheres

Rafael Ciscati

Mulheres são principais vítimas de violência, mas país pensa pouco em prevenção

Entrevista

11 min

Imagem ilustrativa
Combate ao racismo

Maria Edhuarda Gonzaga *

Peça de Abdias Nascimento chega ao Brasil 30 anos depois de publicada nos EUA

Notícias

8 min