Brasil de Direitos
Tamanho de fonte
A A A A

Na linha de frente contra o novo coronavírus

Maria Teresa Ferreira

3 min

Imagem ilustrativa

Navegue por tópicos

O movimento social, o movimento negro e o movimento de periferias tomaram para si a responsabilidade visibilizar as necessidades que as periferias enfrentam durante a pandemia do novo coronavírus, o Sars-cov-2.  Na ausência do Estado, que não desenhou estratégias específicas para essas populações, grupos e organizações sociais produzem  informação de qualidade quebrando ou competindo com a hegemonia dos meios de comunicação tradicionais.

>>Moradores de favela criam gabinete de crise para combater Covid-19

Propondo intervenções concretas e urgentes, esses grupos e movimentos  pressionam os governos federal, estadual e municipal a adotar medidas que possam atender às demandas,proteger e ofecer  bem estar a essas populações. A Nota Técnica da Coalizão Negra Por Direitos, a articulação #CoronaNasPeriferias e o Gabinete de Crise do Complexo do Alemão são exemplo de como o pensamento coletivo tem agido no enfrentamento da COVID-19.

>>Coronavírus – cuidado com a epidemia de falta de humanidade

Esses movimentos têm caminhado para diminuir os impactos da COVID-19 nas áreas mais vulneráveis, executando ações que salvaguardam condições mínimas de sobrevivência para o povo brasileiro. Não falo somente daquele que está em isolamento social. Falo daquela parcela do povo  que garante esse isolamento: entregadores, padeiros, domésticas, profissionais da saúde, segurança, operadores de trens, motoristas de ônibus, etc.

Enquanto o governo finge entender a gravidade do assunto, pretos, pobres, mulheres e favelados estão na linha de frente do enfrentamento.
Deixo aqui algumas alternativas pra você que já entendeu que um estado forte se faz com uma sociedade comprometida. A lista abaixo reúne eendereços para que você possa doar, apoiar e onde você também pode obter informações de qualidade:

DOAÇÕES

  • Nação do Maracatu Encanto do Pina e Movimento Baque Mulher, sediados na comunidade do Bode, no bairro do Pina em Recife, mobiliza vaquinha para prestar suporte as famílias da comunidade. (enviar comprovante para vaquinha.encantodopina@gmail.com)

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Jamile Andreia Passos
Agência 1897
Operação 013
Conta Poupança 00073660-3
CPF 060.898.259-80

NUBANK
Jamile Andreia Passos
Agência 0001
Conta 7930043-4
CPF 060.898.259-80

INFORMAÇÕES

TERAPIA

  • ESUDA – o Serviço Escola do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas oferece, em caráter emergencial e gratuito, para o atendimento on-line, disponibilizam os seguintes telefones: 11 9.9976-6272 11 9.8852-4046 11 9.9800-5909 11 9.9998-9988
  • Creare – basta acessar o site do Grupo Creare e selecionar a seção “Atendimento Psicológico Voluntário Online” ou “Acolhimento voluntário”.

Foto de topo: divulgação/ coletivo Papo Reto

Você vai gostar também:

Imagem ilustrativa
Combate ao racismo

Maria Edhuarda Gonzaga *

3 abolicionistas negros que você precisa conhecer

Para entender

10 min

Imagem ilustrativa
Mulheres

Rafael Ciscati

Mulheres são principais vítimas de violência, mas país pensa pouco em prevenção

Entrevista

11 min

Imagem ilustrativa
Combate ao racismo

Maria Edhuarda Gonzaga *

Peça de Abdias Nascimento chega ao Brasil 30 anos depois de publicada nos EUA

Notícias

8 min