Brasil de Direitos
Tamanho de fonte
A A A A

Tô Solta: podcast conta histórias de mulheres que sobreviveram ao cárcere

Redação Brasil de Direitos

2 min

Imagem ilustrativa

Navegue por tópicos

Quando uma pessoa sai do cárcere, ela pode ser considerada uma sobrevivente. Mulheres que enfrentam a realidade dentro das grades do sistema prisional passam por experiências que deixam marcas permanentes em si, em suas famílias e comunidades.

Para quem está fora é preciso ter olhares e ouvidos atentos e sem julgamentos para cada um desses casos. Por isso, te convidamos a escutar as realidades de quem vivenciou e vivencia esses danos permanentes. 

Em “Histórias de sobrevivência no cárcere: a Paris que você não conhece”, primeiro episódio do posdcast Tô Solta, você conhece a história de uma mãe que deu à luz no cárcere. Como ela, 74% das mulheres encarceradas no Brasil são mães. No Brasil, apenas 14% das unidades prisionais femininas ou mistas dispõem de cela ou dormitório adequado para gestante. 

Tô Solta, a nova série em podcast  da ONG Criola, conta as histórias de mulheres que enfrentaram um sistema injusto e que nos ensinam, por meio de suas vivências, que não precisava ser assim se houvesse justiça e Bem Viver. São histórias que falam muito mais do que dados e números. A série é protagonizada por ativistas anti-cárcere que participaram de oficina realizada por Criola. Você pode acompanhar a série nas redes de Criola ou aqui, na Brasil de Direitos, toda semana. 

SOBRE CRIOLA
Criola é uma organização da sociedade civil com 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a sociedade brasileira.

Você vai gostar também:

Imagem ilustrativa
Combate ao racismo

Maria Edhuarda Gonzaga *

3 abolicionistas negros que você precisa conhecer

Para entender

10 min

Imagem ilustrativa
Mulheres

Rafael Ciscati

Mulheres são principais vítimas de violência, mas país pensa pouco em prevenção

Entrevista

11 min

Imagem ilustrativa
Combate ao racismo

Maria Edhuarda Gonzaga *

Peça de Abdias Nascimento chega ao Brasil 30 anos depois de publicada nos EUA

Notícias

8 min